Exposições
No mês em que celebramos o aniversário de Piracicaba, a Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra” apresenta a exposição coletiva de arte contemporânea “Quem Conta a História?”. Composta por obras de acervos de importantes instituições culturais da cidade e de artistas contemporâneos, esta mostra se propõe a explorar a multiplicidade de narrativas que formam o rico panorama cultural da cidade de Piracicaba. Em vez de promover uma única narrativa dominante, a exposição desafia a ideia de uma história linear, destacando a coexistência e a interseção de diversas narrativas que enriquecem o tecido social da cidade.
A exposição se inicia com objetos e imagens que documentam o desdobramento urbano e os eventos históricos de Piracicaba. Em seguida, destaca obras do acervo da Pinacoteca “Miguel Dutra” que representam a paisagem da cidade, oferecendo uma visão das transformações ao longo do tempo, além da representação de importantes artistas da cidade. Além disso, são apresentadas propostas artísticas de criadores contemporâneos que abordam e discutem as narrativas históricas a partir de seus apagamentos, edições e composições.
“Quem Conta a História?” propõe discutir a diversidade de vozes que constituem a identidade de Piracicaba. Defende que a história não deve ser vista como uma única narrativa oficial, mas sim como uma multiplicidade de vozes que merecem ser ouvidas e valorizadas. Através de um diálogo entre o passado e o presente, a exposição busca ressignificar a compreensão da história local, honrando suas múltiplas narrativas. Cada visitante é convidado a refletir sobre suas próprias memórias e a reconhecer-se como parte integral desse enredo contínuo, valorizando sua ancestralidade e contribuindo para a construção coletiva da identidade da cidade.
Allan Yzumizawa
curador
Esse site usa cookies! Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nosso site, você concorda com isso.